Quando um pessoa toma bebidas alcoólicas em quantidades superiores à que o seu organismo pode aguentar, adoece, torna-se alcoólica e a sua doença chama-se alcoolismo.
O alcoolismo pode ser Agudo (ou embriaguez) e Crónico
Alcoolismo Agudo ou embriaguez é o estado em que o individuo fica quando toma, uma vez ou outra, bebidas alcoólicas em excesso. Fica ébrio ou embriagado, ou seja, em estado de euforia e de excitação; perde o controlo do que diz e do que faz; perde o equilibrio podendo mesmo cair, perder a consciência, entrar em coma e até morrer.
Alcoolismo Crónico, é o estado que resulta do uso habitual e repetido de bebidas alcoólicas, ficando o organismo continuamente sob a acção de quantidades de álcool, que embora possam ser bebidas em pequenas doses, somam, durante um dia, uma quantidade superior à que o fígado pode destruir.
Desta maneira, há um permanente efeito tóxico sobre os orgãos do corpo humano, que provoca graves alterações físicas (por exemplo gastrite, polinevrite, cirrose hepática); e mentais (por exemplo delirium tremens ou delírio alcoólico)
O alcoólico crónico sofre d´uma doença de que pode e deve ser tratado.
Sem comentários:
Enviar um comentário