Grupo de Apoio aos Doentes Alcoólicos Tratados e Abstinentes

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Valdemar Marinheiro e António Leites (Festinha de Natal em Aveiro 2010)

Acedendo ao convite que muito nos honrou estivemos presentes em Aveiro


Todos somos poucos para difícil batalha de ajudar no combate dependencia alcoólica.
Conheci o António Leites na Associação de Alcoólicos Recuperados de Santa Maria da Feira, então sediada no Edíficio do Antigo Hospital de S. Paio de Oleiros, era  o Vice- Presidente da Associação. Comecei a trabalhar no Núcleo de Arrifana assumindo a responsabilidade do Núcleo como Monitor, e o Leites assumia no Núcleo em Fiães e às Terças e Sabados na Sede da Associação nós os dois.
Por impossibilidade por motivos de saúde grave, o Presidente teve de ser internado no Hospital de Santa Maria da Feira. Por solicitação do Presidente ambos assumimos as tarefas de Monitores e os responsáveis.
Também mais tarde e por doença de um membro que acompanhava o Leites ao Núcleo de Vila Maior, foi-me solicitado se acompanhava o Leites. Acedi, com o restabelecimento do Presidente, passei a trabalhar em conjunto com o Leites nos Núcleos de Fiães, Vila Maior, às Terças e Sabados na Sede da Associação.
Por razões "que não quero nem devo opinar"  e não tomando posição por nenhum dos lados, porque desconheço as razões, o Leites suspendeu os Cargos juntando a estes o transporte de Doentes para Coimbra e Condeixa e abandonou a Associação.
As razões não são assunto meu, até porque não exercia nenhum cargo Directivo.
Como sempre me recusei a tomar posição (porque não podia nem devia) e o que cada lado dizia era contraditório, mas a minha posição  não foi bem aceite pelo Presidente e não só!!!
Quando o Leites suspendeu, eu continuei muito mais tempo, como Monitor e único responsável pelos Núcleos de Fiães e Vila Maior, tendo anteriormente sido também pelo Núcleo da Arrifana. Sempre o Presidente me disse que gostaria que eu fizesse parte de uma lista com ele, sempre recusei e fazia-lhe sentir o porque não aceitava.
Nunca foi bem aceite eu ter recusado, não aceitar  fazer parte da Lista para a Direcção, bem como nunca criminar o Leites naquilo que me diziam ter acontecido, não eram assuntos que mesmo a serem verdadeiros me dissessem respeito, já que eram e deveriam ser resovidos exclusivamente pela Direcção.
Comecei  a ser olhado com desconfiança , mas mesmo depois de ter enviado duas cartas registadas a dar a conhecer a minha indisponibilidade para fazer parte da Direcção fui metido na Lista voltei a recusar estava com ele numa reunião no Núcleo de Vila Maior..
Por desconfiança e pouca ética educacional do Presidente; decidi suspender  o meu desempenho da tarefa de Monitor. Assistia-me todo o direito; porque sempre lhe disse: que quando não senti-se o meu desempenho capaz me dissesse que eu o suspendia imediatamente, que eu faria o memso se notasse que não havia confiança da parte dele..
Suspendi por entender que a forma como as coisas se estavam a processar não estavam reunidas as condições para eu continuar a desempenhar como devia essas tarefas e era um melhor contributo a minha suspensão da actividade.
Suspendi e dei um prazo de trinta dias para se preparar a minha substituição.
Saí de Monitor e tenho a honra de o Senhor Presidente em papel Timbrado e Carimbado da Direcção me ter reconhecido como trabalhador exemplar no tempo em que exerci o cargo de Monitor e como Membro da Associação.
Continuei a  ser associado, já paguei as cotas de 2011, e de quando em vez marcava presença na Associação, não o fazia com mais regularidade, por ter a noção exacta, que a minha presença não ajudaria em nada, depois que decidid suspender o desempenho do cargo. Tenho coisas maravilhosas vividas na Associação e estas pequenas coisas são insignificantes, para uma luta que se pretende seja travada por todos.
Contuei a manter uma relacção de amizade com o Leites e depois de suspender a minha participação estive em vários locais e Eventos de Associações e convidei- o  a me acompanhar, porque sei a dedicação e competência dele e a vontade e necessidade de estar actuante. Mesmo que mais não fossse, só por isso já tinha valido a pena ter desenvolvido este trabalho até aqui. 
Se todos somos poucos, como poderia o Leites não estar a desempenhar tarefas para as quais tem alta competência !!!
Quando decidi avançar para esta frente; falei com ele e propus-lhe para que me acompanha-se, pode haver bons Generais, mas sem tropas capazes se ganhará batalhas. Fidalguia sem sabedoria, é Gaita que não assobia.
Aqui fica o esclarecimento porque o Leites me acompanha. Nunca deixo caír um amigo e não era agora que o faria. O António já está a trabalhar em prol deste combate e feliz por estar a fazer o que gosta e precisa pra estra de bem com a sua consciência.
Conheço a sua capacidade e dedicação  António, é convicção minha que  tem muito para dar em prol desta causa e combate a esta maléfica doença que dá pelo nome de alcoolismo.
Vamos ao trabalho Companheiro.
É sempre muito o que recebemos, para o pouco que damos.
O que se poderá passar é-me indiferente, porque levo 24 anos de abstnência, e vou continuar apedir um dia de cada vez. Se tempos houve que me ía matando, hoje tudo faço para estar de bem com a vida. Servir sem me servir.
Ontem é passado. Amanhã é futuro. Hooje é o dia de todas as decisões.
Como nunaca cuspi no prato onde comi, a minha decisão é irreversivel. Sempre estarei disponivel de alma e coração para continuara a apoiar a Associação de Doentes Alcoólicos de Santa Maria da Feira e de Nogueira da Regedoura na qual já fui também seu Associado e mantenho óptimas relacções de amizade e cooperação com o seu Presidente e outros membros de quem sou Amigo pessoal. Não posso nem devo esquecer o Mário Soares e Associação do qual é Presidente e os Amigos G.A.T.M. Grupom de Alcoólicos Tratados da Maia.
Se alguma coisa vier a não dar certo,nas cordialidade de relacções, seguramente que tudo tentarei para qu não seja caída de mim, qualquer pingo de irresponsabilidade.
Querer é Poder. Acredito que possamos trabalhar cooperando.

Sem comentários:

Enviar um comentário