Grupo de Apoio aos Doentes Alcoólicos Tratados e Abstinentes

quinta-feira, 31 de março de 2011

Meio copo de vinho acompanhado de um copo de água. = ( Ilucidando) = Comentário do Amigo TINTINAINE.

Filho da Escola a coisa é muito mais complicada. Se não poder beber, não beba.
Se assim fosse o problema estaria resolvido.
Começaria pela recomendação médica quando aconselha que beber regradamente não faz mal ao organismo, nem vem daí qualquer mal. Perfeitamente de acordo. Sim meio copo de vinho tinto até pode fazer bem à saúde.
Pode o médico em condições anormais recomendar a um doente que ele sabe que se lhe apresenta mentindo que bebe dois três copos de vinho, um ou dois meios bagaços e ele percebe nas análises que ele está a consumir muito mais, daí que lhe recomende um ou dois copos, isto é:  tentar que ele reduza e possa até perceber que tem necessidade de parar de beber. A forma como o fazer por vezes desconhece-a daí que as Associações de antigos bebedores são importantíssimas as suas reuniões que são promovidas pelos Grupos de Auto-Ajuda.
Provado sobejamente que o controle de beber regradamente só é possivel em bebedores que não sofram de problemas de beberem excessivamente.
Nenhum cientista do mundo consegue que um Doente Alcoólico Crónico ou Agudo passe a beber regradamente.
Exemplo: a cerveja sem álcool é responsável pela enorme percentagem de recaídas em Doentes Alcoólicos Abstinentes mas que começam a beber a citada cerveja que tem um grau alcoólico de 0,06, o suficiente para nos atacar uma célula que temos na cabeça e que tende a nos puxar a voltar a beber.
Há produtores de bebida que são aquilo que se conhecem, não olham a meios apara alcançarem fins.
Mas por exemplo : - Veja-se o que recomenda o Presidente da Confraria do vinho do Porto Professor/Doutor Daniel Serrão que recomenda dois o máximo três copos diários e a quem o pode beber.
Sabemos que nascemos e festejam com álcool. Quando nascemos os Pais etc. festejam com bebida.  Quando quando se morre até no Velório temos álcool para a despedida.
Nada tem que ser assim. Não há coisa pior para não se poder vencer, que o conformismo. Temos uma força interior que derruba montanhas basta que a consigámos juntar.
Tem é de ser combatido o sistema e a prevênção tem um papel preponderante.
A prevênção um dia virá a atingir os resultados pretendidos. Veja-se o artigo públicado hoje quinta-feira 31 de Março no Correio da Manhã, onde dados oficiais informam que se não forem tomadas medidas de prevênção mais de dois milhões de Jovens virão a ter problemas de fígado. Parte desse mal motivado pelos short´s e outras bebidades destiladas. O Vinho é fermentado e em regra tem 12 graus de álcool a cerveja 5 a 6 e as bebidas destiladas em média os 45 graus e não estamos a falar de um álcool qualquer, quando falamos da alcoolomia no sangue, mas sim de um álcool igual ao Etílico de 65 graus para cima e os 90 graus do que se vendem nas farmácias.
Amigo Tinttinaine.
Obrigado pelo comentário e só faço um apelo a todos quantos consultam este blogue que digam o que lhes vai na alma. Teremos toda a disponiblidade para relatar a verdade e as consequências.
Uma certeza se não souberrmos a resposta iremos perguntar a quem saiba, mas ninguém ficará sem resposta.
Se tem problemas de álcool, pela sua saúde não beba. A vida sem álcool é maravilhosa.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Será que beber é criminável?

Nas Associações de antigos bebedores e no caso concreto da nossa associação GADATA  Grupo de Apoio aos Doentes Alcoólicos Tratados e Abstinentes sempre fomos por demais claros que quem pode e consegue controlar-se e beber regradamente o pode e deve fazer, o que até em certos casos tem as suas vantagens. Mas o mesmo não se poderá dizer a muitas outras pessoas e desse Grupo existem aqueles que nunca o deveriam cheirar, quanto mais ingeri-lo, pois os seus organismos não o toleram.
Mesmo aqueles que já foram bebedores excessivos ou crónicos e agora Abstinentes, ao entrarem em locais onde por vezes se juntam em volta de uma mesa, bebendo no social e sem ultrapassar os limites exigidos e aconselhados transmite um  certo bem estar e o ambiente é o de outros locais nos quais se junram pessoas que não consomem álcool.
Mas para aquels que por esta ou aquela razão estão numa situação em que os  consumos excessivos de álcool os levam para uma situação de descontrolo nos mais variados movimentos e assim deixam de poder contar com os reflexos de que todos nós necessitamos para um controlo eficaz.
Normalmente e depois de começar a bebermos no social passamos para consumos excessivo e mesmo que nos pareção que ainda estamos em ponto de controlar os nossos consumos estamos e vamos aos poucos ficados dependentes desses mesmos consumos e que ao contrário do que pensamos que poderemos voltar a um cconsumo que se desajaria e seria o aconselhável isso torna-se imensamente difícil, já que o nosso corpo começa a ficar dependente dessas quantidades.
Então como actuarmos?
Amanhão continuaremos a desenvolver esta temática.

terça-feira, 29 de março de 2011

Sabedoria Popular

Não são raras as vezes que nos possamos enganar. Mas é dos livros; que rezam, que da  sabedoria popular  "que grande nau, grande tormento". Verdade que os tempos passam, mas estas verdades, continuam indesmentíveis, e continaum a terem suportes para existirem
Temos por vezes de nos esquecermos um pouco de que assim! e para tentar sermos mais objectivos, já que muitas das vezes temos de correr contra o tempo, porque se o fizermos com lentidão, os problemas não se compadecem e não se resolvem.
Temos andado numa roda viva, tudo parece ser urgentíssimo e quando nos preparamos para começar uma coisa, outra se nos depara e por vezes nem nos preocupamos ou não conseguirmos perceber de qual delas seria a mais importante e urgente.
 Certo que inteligente é quem comete erros novos e nunca quem repete erros velhos.
Nesta Nova Etapa, temos conseguido coisas maravilhosas num tempo que poderemos considerar record. Verdade, que em cada dia mais novos casos se nos  deparam.
Começamos a construír  a casa, ela está alicerçada, mas o que mais trabalho dá é aqueles que parecem os pequenos cabelos e que por vezes não os conseguimos detectar nem recorrendo à Lupa.
Seja como for; alguma coisa tem de ter menos activação e com muita pena nossa tem-nos escasseado o tempo para que possamos dispôr de um aprofundada leitura e públicação de matéria que sirva para incentivar quem padece de problemas originados pelo álcool, com muita pena nossa, de quem não sofrendo procura ilucidar-se para poder a vir  a ajudar.
Temos essa consciencilização,  prometemos que, logo que nos seja possivel trataremos os casos aqui nos blogues com o cuidado que eles nos merecem. Até lá iremos continuar a estar presentes sempre que nos seja possivel.
Enquanto isso podem ir pesquisando no  Blog =  alcool-basta.blogspot.com

segunda-feira, 28 de março de 2011

Preparados para trabalhar em total Solidariedade

Monitores da GADATA prontos a entrar em acção

São os três rostos da Associação onde esperamos realizar um trabalho em prol da sociedade

O mais Jovem Fundador da Associação. Desde a primeira hora que esteve ligado a nós.
Quatro Sócios fundadores.
Se foi forte a vontade que nos levou à criação da asscociação, a mesma força nos move para que possamos ajudar a que muitos outros daqueles que hoje sofrem de uma mal que já em tempos nos levou a que as nossas vidas se transformassem em verdadeiros infernos, fosse para nós e muito mais  penoso e sofredor para as nossa familias.
Se tempos houve e nquanto mergulhados no álcool nos íamos amatando apressadamente, hoje tudo fazemos para estar de bem com a vida, e é este bem estar que queremos partilhar com outros que como nós estão de momento a passar por um tremendo sofrimento.
Não têm porque terem vergonha.
Vernham até nós. Queremos ajudar e assim sermos ajudados. Temos a noção exacta de que é sempre muito mais o que recebemos do que aquele pouco que damos.
Pessoalmente reunimos todas as sextas-feiras das 20h30m até às 21h30 na Rua das  Fábricas Nº 16 junto ao Lugar do Cavaco em Santa Maria da Feira.
A Direcção da GADATA e seus Monitores. Venham até nós. 

domingo, 27 de março de 2011

Palavras com Um Rio no Corte Inglês

Ontem o Presidente da GADATA esteve na apresentação de um livro da autoria de Manuel Araújo Cunha em que a apresentação do mesmo contou com a presença de Armando Sousa Silva, de Paulo Teixeia e do próprio autor. Três escritores.
Falou-se de um Rio e  da sua importância no que respeita à economia nacional e a forma tão baixa como com ele tem lidado.
Disse o Autor que em Rio Mau, já não há Pescadores, Barqueiros ou Mineiros, mas existe memória e com esta obra o autor que já vai na sua quinta obra editada, faz com que a memória do passado e do presente um dia e em todo o tempo as gerações vindouras saibam que este rio tem passado, presente e futuro. Porque os Rios são eternos.  Como os nossos antepassados, tão bem o trataram e dele receberam compensações de peixe, pescado nas suas  suas águas, abundavam e que era uma das suas maiores fontes de sobrevivência. Foi importasntissimo falar-se do que se gosta e isto trouxe a que novas amizades fossem crementadas entre os presentes e alguns de nós nos encontramos e conhecemos ali.
Vale sempre apena quando a alma não é pequena.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Tuberculose e o alcoolismo em Portugal

Portugal registou em 2010 (no ano passado 2372 novos casos de tuberculose, baixando em relacção ao ano de 2009, apróximando-se dos países com baixa incidência, mas não nos retira, sermos o país com a mais alta taxa da Europa Ocidental.
A tuberculose não é uma fatalidade, mas não se pode descurar que  Portugal continua a ser o único país da Europa ocidental com incidência intermédia da doença, isto é;  acima dos 20 casos por cada cem  mil habitantes.
Não esquecer que em 2009 houveram 9,4 milhões de novos casos e 4.500 mortes diárias no Mundo, uma tendência crescente, agravada pelo aumento de tuberculoses multiresistentes, sem controlo nas zonas mais afectadas.
Mas por vezes e infelizmente há a tendência de quererem juntar as consultas destas duas doenças no mesmo serviço de saúde  ( sendo a tuberculos transmissivel) e claro que isso é totalmente reprovável, pois uma tuberculoses em doentes alcoólicos em fase adiantada de dependência e sem um minímo de defesas ser-lhes iria ser fatal.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Como a GATA está activa

A Branquinha estava irreconhecivel, depois do tratamento vejam comonestá activa e pomposa.

Se se mantiver assim sempre atenta a  abstinência estará práticamente assegurada.
Ai gata Fofinha, a tua felicidade é também a minha.
Devo confessar, que desde o dia 20 de Janeiro, quando começaram a ser dados os primeiros passos com vista à legalização da Associação GATA, depois tendo-se-lhe acrescentando o DA para assim constar Doentes Alcoólicos estava longe de imaginar que se por um lado dava imenso trabalho, por outro jamais pensei, mem podia imaginar, porque só se vivendo, nos apercebemos desta motivante realidade. Somos contaminados por um vírus que nos move ao ponto de quanto mais fazemos mais queremos fazer e as coisas acontecem a um ritmo tal que nem nos apercebemos que por vezes passamos uma noite em claro sem que pareça nada se passar. Disso dei conta na visita digamos que quase rotineira que costumo fazer ao meu Médico que me ministrou os medicamentos quando decidi parar de beber e que já muito antes contava-o no meu grupo de amigos pessoais. Se na primeira hora, logo que registei a Associação o fui informar a nivel pessoal da minha decisão; a semana passada dirigi-me de novo a ele para lhe dar a conhecer o ponto da situação, e o informar que o processo estava práticamente concluído. Ontem, três membros da Direcção deslocamo-nos ao Posto de Alcoologia para paresentar aos dois médicos que a partir de ontem eramos mais uma associação a trabalhar no Concelho da Feira e como e por demais evidente a nossa era aquela que apostava forte no aproveitamento que nos oferece as novas tecnologias e a facilidade com que o faziamos por ter colaboradores competentíssimos que desde a primeira hora nos acompanham e muito especialmente o Carlos Tintinaine, o Comandante responsável pela fofinha no blogue e Facebook e todos os outros que aqui tem dado corpo e tornado viável este projecto trabalho."NOva Etapa de Uma Vida"  Tem sido maravilhoso viver todos estes dias com grande intensidade, mas com os pés bem assentes no chão. Temos a noção exacta do pedregoso caminho que temos de calcarrear até chegar ao Monte do Calvário.Cientes de que poderemos ser prestáveis ajudar a recuperar.
Cientes de que uma vida humana recuperada tem um valor inegociável.
Vamos continuar a trabalhar, com toda a dedicação esforço e muito amor.

Processo Pronto = Vamos ccomeçar a miar

Se dar exemplos não é a melhor forma de incentivar. Mas até provas em contrário é a única.
Vem isto a propósito de que quem porfia sempre alcança.
Quando há um mês  metemos a mão à obra e demos início ao processo de registo, formação e constituição da Associação houve quem se risse quando tiveram conheceminto, pot yterem tido conhecimento de um artigo por nós enviado através de um artigo que  enviamos para a imprensa  e o Correio da Feira  públicou, de que não iria dar a coisa nenhum, etc etc. Mas a um bom Marinheiro exige-se-lhe qua aporte em porto seguro indiferente a vento e tempestade. Melhor ; - Há quem se julge mestre da sabedoria e futurologia. E são mais as vezes que acertam com o tiro no pé por a bala lhe saír pela culatra.
Mas que fazer? Ainda bem que há de tudo. Isso também serve para bnos dar mais força.
Contrariando a previsão e porque não também o desejavel, esses arautas da desgraça, ficam aqui com a prova de que quando se deseja e somos movidos por uma força que nasce e se reforça quando estamos como defensores  de causas e não de casos, que ela é tão determinante que devora montanhas..
Provado está e nós apenas o comprovamos que quando juntamos todas as forças que temos dentro de nós e queremos cconseguir um objectivo, não há barreiras que se nos impecem. A vida é bela, para aqueles que a sabem viver e não para aqueles que pensam que a vivem. Os parasitas vegetam mas não vivem.
Eu a vossa Fofa Gatinha a " Branquinha" tenho coisas importantes para vos dizer, que está pronto todo o processo de legalização, e que estamos  preparadaos oara entrar de imediato ao serviço. Mesmo que já estejamos a fazê-lo, precisamos e muito de alargar os nossos contactos e raio de acção. Somos ambiciosos e queremos poder cumprir e alcançar a meta a que pretendemos chegar, não correndo tipo estafeta, mas em marcha lenta , progressiva e segura por estes caminhos pedregosos e de enorme inclinação, mas é convicção nossa que vamos conseguir chegar ao Monte do Calvário e lá deixar-se muitas cruzes de doentes alcoólicos que se irão libertar dsse flagelo com a nossa ajuda: - Cremos nós. Como querer é poder. Nós seguramente queremos.
Não temos compromissos com nada nem ninguém a não ser com todos n´so os que de boa vontade se integram, e em mostrar quantidades,, queremos e pretendemos mostrar aqui e aos orgão superiores resultados palpaveis.
Temos vindo a desempenhar todo este trabalho e dado algum apoio, a partir de hoje estamos disponiveis.
A Nova  Etapa só o será se em cada dia dermos um bocadinho mais em prol desta nobre causa.
Querer é poder. Nós estamos motivados e acreditamos no sucesso.Arté lá será sempre o alvar dos cestos.
Não temos nada. E temos o mais importante :Exepriência e a seriedade provada em 24 anos de Abstinência

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dois elementos da GADATA

Na rua dos Pescadores no Lugar de Cancelos/Sebolido Penafiel na Fonte a encher o Garrafão.



A primeira vogal da recente Direcção da GADATA


Filho de um alcoólico tratado e o principal responsável pela decisão do Pai procurar apoio.


Com dedicação e empenho desde a primeira hora, nunca faltou a nenhuma reunião e permanentemente nos incentiva para mais e melhor. É o garante do futuro da Associação.
Sócio fundador Nº quatro da Associação GADATA = Grupo de Apoio aos Doentes Alcoólicos Tratados e Abstinentes.
    Sente-se na Brisa que passa
              Refrescando o nosso rosto a correr
      Na esperança que então nasça
            Em nós a nova esperança a florecer

Em cada esquina da nova vida
             Que no bom e mau momento acontecer
                   Calcarreando nova estrada mais comprida
           Renascer nova vontade de percorrer

Agora em cada um teu canto
           Aproveita a felicidade da nova vida
    Não faças dele um desencanto
           Antes uma oportunidade conseguida

Sente-se na Brisa

Felicidade de um dia deixar de beber e a partir daí manter a mente limpa.





Em qualquer lado podemos encontrar a bóia salvação.


A Janela onde em conversas com o meu rio refresco e recebo mensagens de acalentação.

O barco " O Marinheiro" que muito recentemente serviu para resgatar um naufrago a 500 m dali.


A equipa  que esteve presente nas últimas duas Votações.

Os nossos parabéns à GADATA e com ele  a esperança
As velas esperamos que se venham a acender muitas vezes para iluminar  muitos daqueles que actualmente venham a ser iluninados para uma recuperação duradoura.

Alô Amigos/as de todas as Idades.
A melhor sorte do Mundo para todos vocês e o nosso reconhecimento e um bem hajam por serem colaborantes.
Valemos pelo que somos e não pelo que possamos aparentar sermos ou aquilo que outros queiram ou desejariam que sejassemos.
Amigos/as por vezes uma simples palavra ou um pequeno gesto é vitama suficiente para que aconteça (um milagre  no bom sentido) e possamos ajudar a salvar uma vida,
Um exemplo:
No naufrágio ocorrido no Rio Douro recentemente com um Navio  frente a Sebolido/Midões/ Raiva um dos naufragos nadou até à margem já sem forças e numas fragas onde não conseguia escalar. Muito provávelmente e quase certo era o seu afogamento.
Dois amigos deslocando-se no meu Barco Valboeiro ao ouvir os seus gritos quando estavam já proximo deles e socorreram-nos não fosse assim e muito provávelmente estariaamos a lamentar mais a perda de uma vida humana.
No  nosso Portugal existem mais de setecentos mil Doentes Alcoólicos e que directa ou indirectamente atingem dois milhões e  quatrocentas mil pessoas.
O sofrimento é terrivel e as consequências muitas vezes trágicas, morrem oito pessoas por dia.
Nós Doentes Alcoólicos Tratados criamos sem fins lucrativos e em regime da nossa parte de total voluntariado uma associação  à qual registamos com o nome de G.A.D.A.T.A. Grupo de Apoio aos Doentes Alcoólicos Tratados e Abstinentes,com os seguintes contactos :
blogue :  gadata2011.blogspot.com e um outro com alcool-basta.blogspot.com e e-mailgadata2011@gmail.com e e-mail valdemarmarinheiro@gmail .com
Agradeciamos  dentro do possivel uma consultas e comentário se possivel nos blogues, bem e assim como a divulgação pelos vossos contactos. Bem Hajam e o nosso Reconhecimento.
Santa Maria da Feira
A comissão Instituitiva
António Leite
Valdemar Marinheiro
Carlos Alberto

Festa de Natal

Esta foto enche-me de felicidade, estou ao lado de uma grande senhora esposa de um doente alcoólicos recuperado que se encontra ao lado dela todo sorridente.
Este casal nas reuniões do Núcleo de Vila Maior, nunca falatavam a nenhuma reunião que se realizavam todas as quartas-feiras. Fazendo muitas vezes acompanharem-se do filho e filha.
Abraços e beijos e os votos das maiores felicidades, que bem as merecem.


Não descansar o suficiente dá para adormecer às três e meia da manhã em cima do computador. 

Mas é um ditado antigo, quem anda por gosto não se cansa.
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

sábado, 19 de março de 2011

Alcoolomia = Colóquio = Os jovens e a segurança rodoviária

Em 2009, um em cada três condutores que morreram vitimas de acidentes de viação em Portugal apresentava valores de álcool no sangue superiores ao permitido por lei e 25% conduziam mesmo com uma taxa considerada crime.
O ÁLCOOL AO VOLANTE EXIGE MEDIDAS
Os números dos condutores mortos em acidentes com taxa de alcoolemia no sangue superior a 0,50 foram revelados, ontem, pelo presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária ( ANSR), Paulo Marques, no colóquio "Os jovens, o álcool e a segurança rodoviária", que decorreu na Assembleia da República.
O responsável admite tratar-se de " um valor muito elevado "- e acima da média europeia, que é de 25% - a perrcentagem de 34,4% de condutores alcoolizados, entre os mortos. Note-se que 90 dos 123 autopsiados em 2009 apresentavam taxas superiores a 1,2 gramas/litro.
Os números dos testes de alcoolemia são também preocupantes-metade dos condutores  que acusaram taxas superiores ao permitido por lei em 2009 apresentavam valores considerados crime-e 62% dos condutores envolvidos em acidentes apresentavam taxas superiores a 1,2 gramas por litro de sangue.

Associações de Alcoólicos =Vamos tentar ajudar a Tratar a Gatinha.

Com muita muita garra e votade de Ajudar
G.A.D.A.T.A
"Bem acima das expectativas"
"As posições que viermos a assumir serão claras e limpas"

Dia do PAI 19 de Março de 2011

Na Festa do Natal 2009, já estava-se a desenhar o desfecho provável
I

Na Foto: A Esposa de Carlos Alberto, Valdemar, Carlos e António Leite

 Confraternizando em Aveiro, juntamente com a Associação de Nogueira da Regedoura.

Preparando o aquecimento para participar no primeira corrida do Cicloturismo em Nogueira


Já muitos outros ciclistas se encontravam junto ao Lusomassas, ponto de partida.



Cerca de 300 ciclistas participaram na corrida e podia ver-se gente com idade dos oito oas oitenta e doia anos.  Também o repasto no Ripolim, ao qual aderiram mais de centena e meia.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Prova de Vida e Reconhecimento da GATA

Amiguinhos/as quero desejar-vos muita saúde e muitos anos de vida.
Podem sempre, e em todas as condições contar comigo assim como nós sabemos que poderemos  continuar a contar com todos vós.
Nesta data, que não épor acaso que coíncide com a  véspera do dia do Pai, (mesmo que no nosso caso,Pais são todos vóces) permitam que eu aproveite a data, para homenagear também juntamente, todas as mâes, pois sem elass nenhum  de nós existira. Pai, Mãe e Filhos fazemos parte de um todo.
Sei que um dos meus papás está a trabalhar com muita intensidade, para que eu a partir do próximo ternha muito mais suporte familiar.
Vão apresentar uma lista para os Orgãos da Assocação e que durante três anos, querem trabalhar comigo e me darem muitos Irmãos bem alimentados e com uma vida muito digna.
Aproveito também como prenda para vos pedir que me visitam sempre que possam e escrevam algumas palavras para mim. Comentários: onde podem falar mim e  ajudar a que eu melhore no dia a dia e possa assim melhor ajudar quem precisa..
                   Muitos beijinhos queridos e abraços da vossa apaixonada gatinha fofa mimadinha.

terça-feira, 15 de março de 2011

Eleições para os Corpos Gerentes da Gadata.

A G.A.T.A. Nome original que foi proposto pelo Sócio Fundador número um e que veio ser totalmente, aceite com aplauso pelos seu membros qundo  contactados e devo registar que todos acederam fazer parte de apoiantes.
Posteriormente e quando se avançou para o Registo da G:A.T.A.  Associação que seria criada sem fins lucrativos e sediada em  Cavaco/Feira/Santa Maria da Feira, mas de âmbito territorial do Concelho, isto é abragente às trinta e uma Freguesia do Concelho.
Por proposta do Ilustre Advogado Manuel Correia dos Santos, com escritório 1 em Sebolido e 2 em Penafiel. Havia a necessidade de acrescentar-lhe as letras D. A. Doentes Alcoólicos, assim passou a G.A.D.A.T.A. Grupo de Apoio Doentes Alcoólicos Tratados e Abstinentes. Mas que para  nós: será para sempre e muito carinhosamente e simplesmente a nossa G.A.T.A.
O período de entregas de Listas está a decorrer e termina na próxima sexta-feira dia 18 de Março de 2011.
O acto eleitoral está marcado para o próximo Domingo que acontecerá das 10 às 12 horas e se acaso houver Listas concorrentes:  Após a eleição proceder-se - à à  tomada de posse dos Orgão Sociais para o triénio de 2011 a 2014 inclusivé.
Hoje a Comissão Constitutiva esteve reunida desde as 15 às 18 horas a preparar todo o antecedente ao acto eleitora.

Alcoolismo " Nova Etapa"

Duas coisas existem na vida, ou se é carne, ou peixe.
Não podemos andar constantemente a nos enganas a n´pos mesmos, sempre convencidos que somos suficientemente espertos e os outros é que são os burros.
Que nunca falhamos e se alguma vez as coisas nos correm menos bem ou até mal temos sempre a resposta na ponta da lingua para sacudir a água do capote, olharmos para o lado e mesmo que apenas por lá vejamos a culpa é sempre dos outros e nunca nossa.
Infelizmente existem uns tantos convencidos sempre aparentemente  donos de todas as certezas e procurando tornar a mentira na verdade deles. Ousa dizer: sempre prontos a tentarema alcançarem os seus fins, sem passar por meios. Mas também fala a sabedoria popular que se caça mais depressa um mentiroso de que um coxo.
Ou ainda tanta vez vai o Cântaro à fonte que um dia fica lá a asa. Desde há cerca de uma hora que estou a tentar controlar a soneira, mas a persianas não abrem e como tal o melhor é por agora fica por aqui.
Se acaso não arrebitar mais vou daqui a pouco para o vale dos lençóis, se bem que não parece nada mal, a noite está chuvosa e os ponteiros do relógio apontam um no seis e o outro um pouco à frente das doze horas. Vale a pena viver a vida. A esperança deve ser a úçtima coisa a morrer.
Junte-se a nós.
                                                                                                                                                                                                                      

domingo, 13 de março de 2011

Alcoolismo = Freguesia da Feira = Santa Maria da Feira

Continua a desenvolver-se com toda a normalidade o trabalho no sentido de muito brevemente ser possivel os membros da Associação da GADATA se poderem concentrar no início do empenhamento da causa a que nos motivou para a criação que pretendemos seja inovadora desta nova Etapa das nossas metas de Abstinentes em prol daqueles tal como nós preciam das reuniões e os encontros dos Grupos de Auto-Estima.
A sólida e sincera cooperação nos contactos pessoais ou por meios tecnológicos que temos estabelecido com outras Associações tem aumentado a nossa auto-estima.
Preparar - Lutar e Vencer é o nosso lema.
Estamos sediados na Rua das Fábricas Nº 16 Freguesia da Feira do Concelho de Santa Maria da Feira.
Podemos ser contactados pelo e-mail gadata2011@gmail.com ou ainda por valdemarmarinheiro@hotmail.com, no Facebook e pelo contacto da Associação tlm 914611147
A Comissão Institutiva
O Presidente,
António Leites

Rádio Águia Azul = Esteve no Auditório da Junta de Freguesia de Nogueira da Regedoura

Este a Gadata presente pela primeira vez onde esteve a representá-la o primeiro Secretário da Comissão Instituída por ser ele rtesidente na Freguesia.
Foram feitas várias referências do nome de outras Associações inclusivé a de Alcoólicos Recuperados sediada neste freguesia e a disponibildade toral por partde da Gadata para um séria cooperação entre todas.
Pelas opiniões expressas pelos membros de outras associações com actividasdes diferentes, de que a mensagem trá passado.
Reconhecimento à Rádio  Águia Azul.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Alcoolismo . Podemos-nos Tratar e paralisar a dependência.

Nunca a razão da Força, vencerá a força da Razão.
Há razões mais que suficientementes  "para que não haja machado que corte a raíz ao pensamento" (como dizia cantando o Adriano Correia de Oliveira).
Sabemos  quanto se sofre e quanto fazemos sofrer todos aqueles que são nossos verdadeiros amigos e muito especialmente a nossa fmília que na maioria das vezes vive num sofrimento terrivel.
Na casa de um, Doente alcoólico é sempre de noite, nos trocamos a familia pela Taberna.
Se o Doente Alcoólico sofre... Os seus verdadeiros amigos e familiares sofrem muitíssimo mais. As  Mães, a Esposa e Filhos.
Sabemos que o alcolismo é uma doênça, quando dele nos tornamos dependentes, mas temos a consciência que é uma doença díficil de parar, mas sabe-se que é possivel vencer-se.
Acreditam nesta verdade os alcoólicos tratados e que se tornaram abstinentes, acreditam os técnicos de saúde muito especialmente os que estão ligados à alcoologia, depende muito de nós monitores, o sucesso ou insucesso do Doente que um dia se decide visitar-nos.
Sabemos que a sua decisão de vir até nós é difícil de tomar, mas temos muitos casos de sucesso que nos levam a acreditar que o que fazemos é de um valor incalculável.
Não há valor monetário que possa comprar o valor da moral. Quando temos a felicidade e "temo-la várias vezes de ajudar a recuperar alguém" esse é o valor mais elevado, a que mais se podemos e queremos ambicionar.
Uma vida humana é um valor superior a todos os outros bens.
Se tem problemas de álcool, ou então conhece alguém que sofre desta maléfica doença; encaminhe-o até a nós.
O nosso e- mail :- gadata2011@gmail.com
Nós vamos para mais uma reunião.
 Para vocês que a vontade de preparar lutar e vencer vos acompanhe. 

Associações de Alcoolismo= Mais um dia importante para a GADATA

Estamos a dar passos seguros para dar cumprimento a esta nova etapa.
Quando decidimos abraçar este projecto, que pretendiamos e ambicionavamos a que fossese inovador para esta  nova etapa. Estavamos longe de poder prevêr que o que ponderamos durante um longo período de meditação se viria a tornar em tão curto espaço de tempo numa importante realidade.
Acreditavamos no projecto, mas sinceramente não esperavamos que amigos com quem julgavamos poder contar se mostrassem com total disponibilidade para nos incentivar como tem vindo a acontecer.
Dos muitos amigos que ao terem conhecimento do nosso projecto se mostraram disponiveis e cooperantes queremos públicamente porque é de inteira justiça, prestar-lhes  este nosso reconhecimento público.
A todos um Bem Hajam e contem connosco, porque tudo tentaremos fazer para os não defraudar.
Para nós são importantes todos os comentários e podem contactar-nos pelo e-mail gadata2011@gmail.com

quarta-feira, 9 de março de 2011

Doentes Alcoólicos = A importância de um Blogue sobre alcoolismo

Quando no tempo em que os mais antigos em abstinência tentaram parar de beber, as dificuldades certamente eram muitos maiores, pois e felizmente haviam as Associações de Alcoólicos Anónimos. Mas infelizmente muito pouco divulgadas pelos orgãos de Comunicação Social.
Nos dias de hoje existem mais locais onde os doentes se possam dirigir, mas nem por isso as dificuldades das pessoas dependentes dos seus familiares ou amigos minoraram, pois uma grande parte da população desconhece por completo que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas acaba em doença e não em vício e que o doente se não tiver ajudas e não lhe for proporcionado um mínimo de condições: uma familia e amigos verdadeiros, difícilmente se supera a dependência. Mas em muitos casos aparecem casos que superam as previsões mais óptimistas! e a recuperação torna-se num êxito retumbante do doente que acaba por conseguir juntar forças para vencer todos os obstáculos que se lhe foram deparando.
Não é muito importante saber se as consultas aos blogues que abordam o problema de alcoologia, são muito ou pouco consultados. Infelizmente para muitos isso aparenta-se-lhes como um tema sem qualquer tipo de interesse e não julgam não ser importante conhecer o tipo de prevenção.
Mas há coisas interessantíssimas, nas consultas que são feitas, acontece que em algumas delas depois somos contactados e ilucidamos o doente, familiar ou amigo o que será necessário fazer.
Esta será uma tarefa que nos comprometemos continuar a desempenhar.
Podemos ser contactados aqui no blogue ou pelo nosso e-mail gadata2011@gmail.com

terça-feira, 8 de março de 2011

Alcoolismo = Coisas importantes a saber....

Quem é o alcoólico?
É aquele que vai ficando dependente do álcool e que  perdendo a liberdade de se abster do consumo de bebidas alcoólicas e vai deixando de conseguir controlar o seu consumo.
Coisa importante a saber:
O alcoolismo não é uma fraqueza de caracter, nem um vício, mas sim uma doença.
A dependência do álcool.
A dependência do álcool conduz a uma necessidade física de beber, provocada pela falta de álcool.
A isto vem juntar-se a necessidade psicológica de consumir: a necessidade de beber ocupa os seus pensamentos, modificando o seu comportamento, o que leva o individuo dependente a acreditar que não conseguirá  viver sem álcool.
Complicações motivadas pela dependência.
Isto leva o alcoólico a aspectos como transtornos de ansiedade, depressões, insónias, problemas no trabalho/familia e outros etc. que pode induzir ao alcoolismo.
Manifestações corporais.
As manifestações corporais que comprovam que alguém é alcoólico podem começar com vómitos, dores abdominais, diarreia, gastrites, aumento do tamanho do fígado tornando-frequentes pequenas contusões e outros tipos de ferimentos.
Para além destas, acontecem geralmente esquecimentos e aumentos de susceptibilidade a infecções.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Resistir a beber ao comer a Orelheira...

Quando vem até a nós, um alguém que pretende parar de beber, e quando chegado a altura de lhe dizer que um Doente Alcoólico não deverá voltar a beber depois de iniciar a abstinência. "Pois se paramos de beber o álcool deixa de ser problema e a doença fica estacionária". Mas quando se chega próximo destas quadras festivas sejam o Carnaval, a Páscoa ou o Natal, na mente do doente isso apresenta-se-lhe como um enormissimo problema.
Interroga-se como se pode comer uma boa orelheira se não se pode beber um bom Verdasco ou Maduro?
A comida nada tem a ver com a bebida, e até acontece que, quando paramos de beber e nos juntamos seja por alturas destas quadras, casamentos ou baptizados, quando entramos muitos ficam-se a rir porque estamos a beber água, mas depois e quando o tempo de comermos vai avançando eles vão parando, enquanto nós vamos continuando a trincar , então  pela noite, não são poucos os que se lamentam porque não fizeram como nós que assim não tinham molhado os pés e, não sentiriam depois à noite a ter de ver a cama andar à roda.
Há muitos anos que a minha orelheira e todas as carnes do  cozido são regadas com água e isso dá-me redobrado prazer, pois lembro-me que uns anos antes de parar de beber, a orelheira e o cozido muitas vezes ficavam no prato e o pouco que eu comia, não tinha sabor a nada, a não ser o paladar da bebida.
Hoje tenho um enorme prazer em comer e devo confessar que sou um bom garfo.
Devem beber regradamente bebida alcoólica quem o poder fazer, quem tiver problemas com ele, nem cheirá-lo, quanto mais prová-lo, isto claro está depois de estar preparado para parar de beber.
A melhor maneira de o fazer e o conseguir, é dirigir-se a uma Associação de antigos bebedores.

domingo, 6 de março de 2011

TVI = Actor José Carlos Pereira" Estou a viver com um novo olhar"

Estou a viver a minha vida, com um novo olhar " É assim que  José Carlos Pereira está a encarar o dia-a-dia, após ter passado por uma clínica de reabilitação para recuperar da sua dependência do álcool.
O actor saíu da clínica a 14 de Novembro ( dia do seu 32º aniversário) e garante que não bebe desde que deu entrada, à sete meses.
" Tomar a decisão de me reabilitar foi a coisa mais importante que fiz e acredito que se não o tivesse feito estragava a minha vida, que é a coisa mais valiosa que tenho."
Os votos para que continue a reunir todas as suas forças para continua a manter a sua abstinência e que continue a assumir públicamente a sua doênça com o seu testemunho em muito pode contribuir para que outros que sofram lhes venha a seguir o caminho e se decisão pela recuperação.
Todos os testemunhos são presiosissimos.

sábado, 5 de março de 2011

Álcool ao Volante exige medidas

Em 2009, um em cada três condutores que morreram vítimas de acidentes de viação em Portugal apresentava valores de álcool no sangue superiores ao permitido por lei e 25 % conduziam mesmo com uma taxa considerada crime.
O álcool ao volante exige medidas.
Os números de condutores mortos em acidentes com taxa de alcoolomia no sangue superior a 0,50 foram revelados, ontem, pelo Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária ( ANSR ), Paulo Marques, no colóquio " Os jovens, o álcool e segurança rodoviária", que decorreu na Assembleia da República. O responsável admite tratar-se de " um valor muito elevado " - e acima da média europeia, que é de 25% - a percentagem de 34,4 % de condutorres alcoolizados, entre os mortos.
Note-se que 90 dos 123 autopsiados em 2009 apresentavam taxas superiores a 1,2 gramas/litro.
Os números dos testes de alcoolemia são também preocupantes-metade dos condutores que acusaram taxas superiores ao permitido por lei em 2009 apresentavam valores considerados crime - e 62% dos condutores envolvidos em acidentes apresentavam taxas superiores a 1,2 gramas por litro de sangue.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Álcool ao Volante (Faixa etária)

62% dos condutores envolvidos em acidentes em 2009 apresentavam taxas crime de álcool.
Na faixa etária entre os 30 e os 49 anos, o excesso de álcool ao volante é mais evidente (55% do total de infracções), o que exige que sejam tomadas outras medidas, porque não vai lá só com campanhas".
Na Europa há quem defenda sanções mais duras, mas o exemplo da Finlândia e da Bélgica que, para condutores reincidentes neste tipo de infracção, já estão a utilizar equipamentos bloqueadores de ignição, que inibem o carro de andar caso o condutor, feito o teste do balão, apresente uma taxa de alcoolemia superior  ao permitido.
Uma solução que não está para já pensada para Portugal e que teria de passar por uma alteração legislativa.
Outro dos problemas em debate foi o consumo cada vez mais precoce de álcool entre os jovens.
Um "problema" que João Goulão, presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência, admitiu que requer  " um maior envolvimento das familias "

FÓRUM NACIONAL ÁLCOOL E SAÚDE

Constituído a 30 de Novembro no âmbito do plano Nacional sobre os problemas ligados ao álcool, este fórum congrega 57 entidades do sector de produção e distribuição de bebidas, da área da saúde e educação. Todas se comprometem a desenvolver actividade nesta área.
857.097 = TESTES DE ALCOOLEMIA
foram realizados em 2009. Em 2010, terão sido mais de um milhão. De acordo com o director da Prevenção Rodoviária Portuguesa, a União Europeia recomenda que cada condutor seja fiscalizado pelo menos de três em três anos, o que, no caso de Portugal, obrigaria a realizar dois milhões de testes por ano

quinta-feira, 3 de março de 2011

Concelho de Santa Maria da Feira (GADATA) = Alcoolismo= Início para o Tratamento

Para se iniciar o processo de tratamento, em primeiro é necessário que o doente alcoólico reconheça a sua dificuldade em lidar com bebidas alcoólicas e queira ser ajudado.
Nesta etapa são também fundamentais os familiares e amigos, desde que estejam informados sobre esta problemática e empenhados em ajudar o doente neste processo.
Importante as reuniões dos Grupos de Auto-Ajuda, que podem desempenhar um papel importantissimo no tratamento da doença e manutenção da abstinência, priniciplamente quando como no nosso Grupo ministrados por Monitores Doentes Alcoólicos Tratados e Abstinentes que participamos e dinamizamos este Grupo.
Não há porque desanimar!
O problema do álcool é uma situação que se pode resolver, tal como o diabético anda controlado se comer equilibradamente, também o alcoólico tratado, andará se não voltar a consumir bebidas alcoólicas.

terça-feira, 1 de março de 2011

Alcoolismo = Cantor brasileiro Nelson Ned

Mesmo com os olhos bem abertos por vezes não vemos o suficiente para detectar os perigos.
O que é que você vai fazer no Domingo à tarde?.... Quem não se lembra deste canção que ainda hoje passa diáriamente nas nossas rádios.
Quem não se lembra daquele cantor Brasileiro apenas com um metro e doze centimetros de altura?
O que não passa e deveria passar pela nossa comunicação social, e que certamente ajudaria muita gente a perceber que as drogas (estupaficientes) e álcool não poupam ninguém, nem os escolhe por  alturas.
Este pequeno grande cantor brasileiro, que teve o mundo a seus pés, também ele um dia dependente das toxicodedências destruiu uma fortuna fabulosa, alem de de ter quase morrido por drogas e alcoolismo algumas vezes.  ´Não tendo acontecido, não se sabendo bem porquê.
Vida boémia carros destruídos jogos, prostituição etc. etc.
Felizmente e segundo disse aquando da sua homenagem pela passagem do seu aniversário (65 anos) conseguiu superar essas dependências e hoje abstinente está a reorganizar a sua  vida. Cantando não com o fulgor de outros tempos, mas ainda com um público que lhe permite fazer e juntar muita gente.
Um bom exemplo a seguir para quem neste momento esteja livre ou se queira livrar dessa maléfica doença que nos destrói. Apesar da dificudade acrescida é possivel controlar a dependência
A dependência do álcool leva as suas vitímas, a vegetar, mas não as deixar  viver com um mínimo de dignidade.
Os votos para que Nelson Ned continue a manter-se abstinente