Grupo de Apoio aos Doentes Alcoólicos Tratados e Abstinentes

quarta-feira, 30 de março de 2011

Será que beber é criminável?

Nas Associações de antigos bebedores e no caso concreto da nossa associação GADATA  Grupo de Apoio aos Doentes Alcoólicos Tratados e Abstinentes sempre fomos por demais claros que quem pode e consegue controlar-se e beber regradamente o pode e deve fazer, o que até em certos casos tem as suas vantagens. Mas o mesmo não se poderá dizer a muitas outras pessoas e desse Grupo existem aqueles que nunca o deveriam cheirar, quanto mais ingeri-lo, pois os seus organismos não o toleram.
Mesmo aqueles que já foram bebedores excessivos ou crónicos e agora Abstinentes, ao entrarem em locais onde por vezes se juntam em volta de uma mesa, bebendo no social e sem ultrapassar os limites exigidos e aconselhados transmite um  certo bem estar e o ambiente é o de outros locais nos quais se junram pessoas que não consomem álcool.
Mas para aquels que por esta ou aquela razão estão numa situação em que os  consumos excessivos de álcool os levam para uma situação de descontrolo nos mais variados movimentos e assim deixam de poder contar com os reflexos de que todos nós necessitamos para um controlo eficaz.
Normalmente e depois de começar a bebermos no social passamos para consumos excessivo e mesmo que nos pareção que ainda estamos em ponto de controlar os nossos consumos estamos e vamos aos poucos ficados dependentes desses mesmos consumos e que ao contrário do que pensamos que poderemos voltar a um cconsumo que se desajaria e seria o aconselhável isso torna-se imensamente difícil, já que o nosso corpo começa a ficar dependente dessas quantidades.
Então como actuarmos?
Amanhão continuaremos a desenvolver esta temática.

1 comentário:

  1. Nos países mediterrânicos, onde se produz vinho, torna-se necessário promover o seu consumo. Do mesmo modo, no norte da Europa, onde se produz cerveja, tem que promover-se o seu consumo também.
    São razões de economia que estão por trás disso e não há como contrariá-las. Daí o tal costume social de passar o tempo a empinar o copo.
    Se vos posso dar um conselho, bebam apenas para acompanhar as refeições. E tenham sempre à vossa frente dois copos, um grande cheio de água e um pequeno meio de vinho. Eu escrevi "meio", não foi engano. Para empurrar a comida usa-se a água. Para lavar as papilas gustativas e afinar o paladar, toma-se um pequeno gole de vinho.
    Isto é o ideal e não prejudica ninguém, muito pelo contrário, faz bem à saúde, como é reconhecido por muitos médicos.

    ResponderEliminar