Portugal registou em 2010 (no ano passado 2372 novos casos de tuberculose, baixando em relacção ao ano de 2009, apróximando-se dos países com baixa incidência, mas não nos retira, sermos o país com a mais alta taxa da Europa Ocidental.
A tuberculose não é uma fatalidade, mas não se pode descurar que Portugal continua a ser o único país da Europa ocidental com incidência intermédia da doença, isto é; acima dos 20 casos por cada cem mil habitantes.
Não esquecer que em 2009 houveram 9,4 milhões de novos casos e 4.500 mortes diárias no Mundo, uma tendência crescente, agravada pelo aumento de tuberculoses multiresistentes, sem controlo nas zonas mais afectadas.
Mas por vezes e infelizmente há a tendência de quererem juntar as consultas destas duas doenças no mesmo serviço de saúde ( sendo a tuberculos transmissivel) e claro que isso é totalmente reprovável, pois uma tuberculoses em doentes alcoólicos em fase adiantada de dependência e sem um minímo de defesas ser-lhes iria ser fatal.
Num programa que ouvi na RTP, falou-se da tuberculose em Portugal, com maior incidência na zona de Bragança ( região de Trás-os-Montes)
ResponderEliminarhá uma pormenor que me deixa confuso, se são zonas menos industriais, por conseguinte, menos poluentes, como se acentua mais esta doença nesta região? Será que tem a ver com a alimentação! Desculpem a minha ignorância, sei e disto não tenho a menor dúvida, estas pessoas que fazem trabalho de voluntariado, para evitar e atenuar estes riscos, merecem toda a nossa estima e admiração, estou feliz por ter o Valdemar como Amigo, força e muita saúde para continuares!
Um Abraço