Grupo de Apoio aos Doentes Alcoólicos Tratados e Abstinentes

segunda-feira, 7 de março de 2011

Resistir a beber ao comer a Orelheira...

Quando vem até a nós, um alguém que pretende parar de beber, e quando chegado a altura de lhe dizer que um Doente Alcoólico não deverá voltar a beber depois de iniciar a abstinência. "Pois se paramos de beber o álcool deixa de ser problema e a doença fica estacionária". Mas quando se chega próximo destas quadras festivas sejam o Carnaval, a Páscoa ou o Natal, na mente do doente isso apresenta-se-lhe como um enormissimo problema.
Interroga-se como se pode comer uma boa orelheira se não se pode beber um bom Verdasco ou Maduro?
A comida nada tem a ver com a bebida, e até acontece que, quando paramos de beber e nos juntamos seja por alturas destas quadras, casamentos ou baptizados, quando entramos muitos ficam-se a rir porque estamos a beber água, mas depois e quando o tempo de comermos vai avançando eles vão parando, enquanto nós vamos continuando a trincar , então  pela noite, não são poucos os que se lamentam porque não fizeram como nós que assim não tinham molhado os pés e, não sentiriam depois à noite a ter de ver a cama andar à roda.
Há muitos anos que a minha orelheira e todas as carnes do  cozido são regadas com água e isso dá-me redobrado prazer, pois lembro-me que uns anos antes de parar de beber, a orelheira e o cozido muitas vezes ficavam no prato e o pouco que eu comia, não tinha sabor a nada, a não ser o paladar da bebida.
Hoje tenho um enorme prazer em comer e devo confessar que sou um bom garfo.
Devem beber regradamente bebida alcoólica quem o poder fazer, quem tiver problemas com ele, nem cheirá-lo, quanto mais prová-lo, isto claro está depois de estar preparado para parar de beber.
A melhor maneira de o fazer e o conseguir, é dirigir-se a uma Associação de antigos bebedores.

Sem comentários:

Enviar um comentário